Vamos falar sobre: depressão
- Nathalia Olejnik
- 8 de out. de 2018
- 3 min de leitura
É necessário falarmos sobre depressão. Enquanto não falarmos abertamente, dificilmente venceremos esse mal.
Classificado como o "mal do século", a depressão já afeta 4,4% da população mundial, que representa cerca de 322 milhões de pessoas. Só no Brasil, a porcentagem é maior: 5,8%. O mais alarmante? Esses números só crescem, nunca diminuem. Segundo a OMS, a depressão vai continuar fazendo vítimas e até 2020 será a doença mais incapacitante do mundo.
Por isso, é necessário falarmos sobre depressão. Depressão não é um sentimento, não é um momento, não é "besteira". É uma doença multifatorial que precisa ser tratada. É resultado de complexas interações entre fatores genéticos e ambientais. Por maior ou menor que pareçam ser os motivos que desencadeiam a depressão, não é irrelevante, não deve ser deixado de lado. Precisamos conversar sobre isso, dizer que é muito importante (porque é), dizer que estamos juntos nessa (porque estamos). Precisamos buscar ajuda, precisamos aceitar que a depressão existe e que não podemos vencê-la sozinha. Precisamos aprender a olhar o outro com mais amor e empatia e entender que todos nós estamos sujeitos a depressão. Não podemos simplesmente julgar o que o outro sente e determinar que é "nada", que é "frescura", que é "só uma fase". A intensidade do que eu sinto não pode ser definido pelo o que você sente. Somos seres humanos singulares, diferentes.
Para finalizar, a mensagem mais importante que quero deixar é que a depressão EXISTE e que precisamos combatê-la. Se você perceber que alguém se afastou, não ignore, vá atrás da pessoa. Se você perceber que alguém tem estado muito triste, pergunte, se ofereça para ajudar. Se você notar algo diferente, investigue e busque ajuda. Não devemos ignorar algo que tem ceifado a vida de tantas pessoas.

TESTEMUNHO PESSOAL:
Eu, como cristã e amiga, posso lhe dizer com toda a certeza do meu ser: Jesus pode te ajudar! Ainda esse ano passei por um período de profunda tristeza em que eu me via sem saída. Não sei dizer se enfrentei de fato a depressão, mas sei que foi um período bem nebuloso em minha vida. Eu tentava esconder de todo mundo, mas teve uma hora que não conseguia mais. Minha vontade era de não sair da cama, eu não tinha motivação para viver. Tudo o que eu desejava, eu não conseguia, tudo o que eu queria, não se realizava. Então, eu comecei a buscar ajuda em Deus, comecei a orar e a pedir pra Deus me tirar daquela situação. Parei de apenas pedir aquilo que eu achava que me daria felicidade (realizações pessoais), mas comecei a pedir propósito de vida, comecei a pedir socorro e salvação. Então, naquela mesma semana, tinha uma vigília na igreja que frequento (@iagileade) e eu fui. Foi lá que tudo mudou. Que noite extraordinária! Eu não sei exatamente o que aconteceu naquela noite, não conseguiria explicar com palavras o que ocorreu, mas Deus arrancou toda aquela tristeza sem fim de mim e me deu um espírito novo. O Espírito Santo me abraçou e eu recebi um renovo e uma alegria enorme sem nenhum motivo aparente. Deus me libertou da depressão e me deu vida abundante.
Tudo isso já aconteceu a aproximadamente 2 meses e, desde aquela noite, nunca mais senti aquela tristeza. O que eu tinha de tristeza, Deus me deu em dobro de alegria.
Isso não significa que não enfrento dias difíceis, mas é diferente. Sei que não estou sozinha e que o dia mau vai passar.
Isso também não significa que você não precise passar em um psicólogo ou mesmo tomar medicação. Cada caso é um caso, mas o que posso te dizer é que Deus é todo poderoso pra te livrar do que quer que seja. Ele é Deus e te ama e trabalha ao seu favor, se você assim quiser.
Comments